Como Hidratar corretamente seus Cabelos Cacheados: Passo a Passo com Studio Caracóis. 

Com a correria do quotidiano, muitas vezes acabamos deixando os cuidados com os nossos caracóis de lado, assim os fios vão ficando fracos, quebradiços, com pontas duplas ou sem vida. Não é bacana, não é? 

Os cabelos cacheados necessitam de cuidados específicos para conseguirem se desenvolver com força, brilho e maciez, formando cachos soltos e leves. 

Existem muitas maneiras de fazer uma boa hidratação para cabelos cacheados — por isso é sempre bom ter um Cronograma Capilar — uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução, dando todo cuidado que seu cabelo precisa. 

Vamos te mostrar algumas dicas certeiras e fáceis que vão mudar sua forma de cuidar dos seus fios, vem com a gente: 

Além de várias ideias para o seu passo a passo, ao final do post você ainda confere algumas dicas de tratamentos específicos para os cabelos cacheados, vale a pena conferir tudo e ter uma visão mais ampla que vai te ajudar a cuidar dos seus fios da melhor maneira possível.

Lavando os cabelos cacheados

O processo de hidratação para cabelos cacheados começa com a lavagem dos fios, pode ser que você deixe essa etapa passar despercebida, mas ela necessita de uma atenção, pois é a partir dela que todos os outros procedimentos serão feitos.

A dica para começar é: use sempre Shampoos ou Condicionadores limpantes — sobretudo sem sulfato. O sulfato é uma substância usada para promover as bolhas e a limpeza dos fios, porém toda essa limpeza é feita de forma agressiva, ressecando e retirando boa parte dos nutrientes dos cabelos. 

Hidratando os cachos

Chegamos ao momento da tão adorada hidratação para cabelos cacheados. Para esse processo, é muito importante você reservar um tempo para escolher a melhor máscara, de acordo com o seu tipo de curvatura 

Dicas para encontrar a máscara perfeita

  • Respeite a estrutura dos seus fios, muitas mulheres tem cabelos com cachos mais abertos ou fechados, outras precisam de mais definição. Alguns fios são mais ressecados ou podem ter sofrido algum processo químico recentemente, tudo isso é importante e deve ser considerado ao escolher a máscara. 
  • Opte por máscaras com óleos 100% vegetais, os mais famosinhos são: óleo de Argan, óleo de coco, óleo de babaçu ou óleo de amêndoas,
  • Se você tem uma máscara que não tem óleos na composição, uma dica muito legal é você acrescentar e fazer aquela misturinha potente. Sempre usando óleos 100% vegetais,
  • Máscaras que controlam o frizz vão ajudar no processo de finalização, com resultados de fios mais definidos e modelados,
  • Escolha máscaras que tenham uma textura mais consistente e concentrada,
  • Priorize as máscaras que oferecem nutrientes importantes para os fios e já garantam uma opção de modelagem nos cachos.

Ao aplicar a máscara nos cabelos, retire um pouco da umidade, separe os fios em mechas e faça uma massagem antes de deixar o produto agir conforme a indicação da embalagem. Após esse procedimento, lave os fios e retire todo o produto.

Finalizando os cabelos cacheados

Existe uma infinidade de opções de finalizações para os fios, essas finalizações vão garantir ainda mais o sucesso da sua hidratação para cabelos cacheados, fechando assim todas as etapas da melhor maneira possível.

Escolha um tipo de finalização para os seus cabelos e faça alguns testes, como já comentamos anteriormente, com o passar do tempo você vai descobrir qual é a mais adequada para o seu tipo de cabelo. 

Uma dica é optar por leave-ins leves, com uma combinação de extratos vegetais, proteína do trigo, panthenol ou babosa. Sempre priorizando a estrutura dos seus cabelos.

Dicas extras de hidratação para cabelos cacheados

  • Sempre que possível faça a hidratação para cabelos cacheados com água fria ou morna em todas as etapas, assim você ajuda a ação dos produtos, promove uma selagem nos fios e ganha um brilho extra, evitando que os cabelos fiquem pesados, opacos, quebradiços ou com frizz. 
  • Aposte na umectação noturna para dar uma potencializada na sua hidratação. Essa umectação pode ser feita na noite anterior ao dia da lavagem dos fios, utilize óleos 100% vegetais, assim seus cabelos vão reter a umidade necessária, ficando mais definidos e brilhosos,
  • Faça um cronograma capilar! Os fios necessitam de diferentes tipos de tratamentos, um cronograma capilar tem as três etapas que são essenciais para a saúde dos fios, são elas: hidratação, nutrição e reconstrução. Facilmente você encontra máscaras de tratamento para fazer o seu cronograma na sua própria casa, 

Salões especializados em hidratação para cabelos cacheados

Se você está em um processo de transição capilar ou precisa dar um up nos seus cachos, uma ótima ideia é ir a um salão especializado em cabelos cacheados, ondulados ou crespos. 

A vantagem de buscar um tratamento assim, é que você estará junto de profissionais que entendem a necessidade desses tipos de cabelos, passando por uma avaliação com um especialista.

O Studio Caracóis oferece avaliação gratuita nos fios, corte 3D com técnicas específicas para o seu tipo de cabelo e ainda tratamentos para mulheres em transição capilar ou finalizações com produtos excelentes feitos de cacheadas para cacheadas. 

Fazer uma hidratação para cabelos cacheados em um primeiro momento parece ser um bicho de sete cabeças, mas com as dicas e os produtos certos, você vai perceber que é algo muito simples, com a diferença de ser feito em várias etapas, com produtos específicos e alguns segredinhos que você vai descobrir com o passar do tempo, nos sinais que o seu próprio cabelo vai dar.

Aposte nessas dicas e tenha cabelos saudáveis, com cachos, ondulações e volumes únicos!